Respeitável público, é com alegria transbordante que o projeto MUSICA NO CIRCO recebe a sua visita em nossa lona de memórias! As atrações desse espetáculo são as narrativas das rumbeiras, palhaços, contorcionistas, trapezistas, músicos de circo, malabaristas, equilibristas, mágicos, artistas, capatazes e proprietários de circo…  Memórias dos circenses veteranos que tanto tem a nos contar! Pode sentar na arquibancada com a sua pipoquinha, que a banda vai tocar ¼ de hora e o espetáculo já vai começar… para nunca mais parar! Respeitem, respeitável público, que o maior espetáculo da terra são os próprios circenses, em suas histórias de fazer rir e chorar, montando e desmontando o circo – sua casa, seu trabalho, suas vidas.  Que rufem os tambores… no picadeiro…a lida da lira da lona!!!

MÚSICA NO CIRCO é um projeto que se dedica à memória do circo no Brasil, tendo como ação prioritária – pelo caráter urgente – o registro audiovisual de entrevistas com circenses veteranos, abarcando a interface entre essas linguagens e a história de cada um deles. São narrativas contadas por artistas de circo com 70, 80 e até 100 anos de muita vida! Verdadeiras bibliotecas vivas, que podem contar o que a gente não tem em documentos e registros.

 

Trata-se de um projeto de continuidade à pesquisa da circense, musicista e socióloga Lívia Mattos, que vem se debruçando sobre o assunto no exercício artístico dessa interface – através de performances que mesclam música e circo – bem como em sua contribuição teórica – através da pesquisa realizada sobre o tema no seu bacharelado em Sociologia, na Universidade Federal da Bahia, que inspirou esse projeto. Entretanto, mais do que um projeto pessoal, trata-se de um apanhado documental da história do circo no Brasil, baseado em sua fonte preciosa: as memórias e suas narrativas. Parte-se do pressuposto que o circo assumiu no país, sobretudo no século XX, um papel fundamental no desenvolvimento da música: como estrutura-palco itinerante que penetrava nos interiores e capitais desse Brasil continental, com espetáculos que agregavam diversas linguagens e dentro dos quais a música era intrínseca e imprescindível. As bandas do circo, que poderiam ser contratadas localmente ou pertencentes ao próprio circo; os palhaços cantadores e tocadores, que tinham a música como base para seus números; os artistas da música consagrados nas rádios e na televisão, que usavam o picadeiro para sua divulgação e fazer artístico; e os circos-teatro inspirados em músicas populares e/ou que popularizavam músicas; são aspectos fundamentais dessa história.

 

Estamos no primeiro capítulo dessas histórias, começando pela “etapa Bahia”, com a realização de onze entrevistas com circenses veteranos que residem ou circulam pelo estado. Esta etapa conseguiu recurso com o apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

O registro dessa história pouco documentada urge: os circenses veteranos são os sujeitos que podem fornecer as suas narrativas sobre o assunto; as memórias vivas que correm risco de esvair. Além disso, ressaltando a contribuição do circo no desenvolvimento de outras linguagens, como a música, reforça-se a importância dele na nossa formação cultural. Dessa forma, o projeto em questão traz significativa contribuição para classe e artes circenses no país, numa pesquisa que tem perspectiva de continuidade estendida e não apenas pontual. Quem fez a história conta a sua história. Diz respeito a um registro inédito, de valor histórico e cultural, que reconhece e valoriza a importância da memória circense, entendendo que são essas narrativas que constituem a história e a contribuição dessa instituição sui generis mantida, até poucas décadas, pela transmissão oral desconhecimentos.

MUSICA NO CIRCO é dedicado aos circenses, em suas memórias e vidas, e por isso existe.  Abaixo, os circenses entrevistados até então:

 

PICOLINO

DONA ZEZA

PINDUCA

DONA NEIDE

FURA-FURA E BAIANINHA

ANSELMO SERRAT

PÉ DE FERRO

CLÓVIS SANTOS

LUIZ MILTON LAGO

MARIA APARECIDA

Para as etapas seguintes, convidamos todos para colaborar: quem conhece algum circense veterano que possa contribuir com o projeto, esteja ele em sua cidade ou algum lugar que se possa encontrá-lo, entre em contato conosco!

Enviando...

Erro ao enviar a mensagem!

Mensagem enviada com sucesso.

© 2015 Lívia Mattos Produções. Designed and animated by Adriano Marques